Quando Lisboa Tremeu
Autor: Domingos Amaral
Editora: Casa das Letras
Formato: Livro
Nº páginas: 488
ISBN: 9789724619866
Categoria: Romance
Iniciei esta leitura de Domingos Amaral com uma elevada expectativa, pois o último livro que tinha lido dele era Enquanto Salazar Dormia, de que gostei muito.
No entanto, este livro não foi assim tão bom como esperava, tornando-se maçador em muitas alturas.
Conta a história de Santamaria, um pirata que está preso no Limoeiro quando se dá o Terramoto de Lisboa em 1755, e consegue fugir. Esta é a história deste pirata e de mais algumas personagens no pós-terramoto, enquanto se tentam salvar e fugir de Lisboa.
Não gostei propriamente, por vários motivos: a constante mistura de português/inglês de Hugh Gold, a história parece-me confusa, talvez por não conhecer Lisboa suficientemente bem para me conseguir enquadrar nos locais, mas parece-me que andam sempre de um lado para o outro sem rumo e sem eu consgeuir perceber onde estão e o que pretendem.
Espero surpreender-me com novas leituras deste autor de que tanto ouvi falar bem.
Sinopse Lisboa, 1 de novembro de 1755. A manhã nasce calma na cidade, mas na prisão da Inquisição, no Rossio, irmã Margarida, uma jovem freira condenada a morrer na fogueira, tenta enforcar-se na sua cela. Na sua casa em Santa Catarina, Hugh Gold, um capitão inglês, observa o rio e sonha com os seus tempos de marinheiro. Na Igreja de São Vicente de Fora, antes de a missa começar, um rapaz zanga-se com a mãe porque quer voltar a casa para ir buscar a sua irmã gémea. Em Belém, um ajudante de escrivão assiste à missa, na presença do rei D. José. E, no Limoeiro, o pirata Santamaria envolve-se numa luta feroz com um gangue de desertores espanhóis. De repente, às nove e meia da manhã, a cidade começa a tremer. Com uma violência nunca vista, a terra esventra-se, as casas caem, os tetos das igrejas abatem, e o caos gera-se, matando milhares. Nas horas seguintes, uma onda gigante submerge o Terreiro do Paço, e durante vários dias incêndios colossais vão aterrorizar a capital do reino.
#livros #bookstagram #bookstagramportugal #booksgram #gostodeler #booklover #bookaholic #bookaddiction #readeverywhere #readeveryday #instareads
https://susanaentrelivros.wixsite.com/susanaentrelivros
Comments