Os Quatro Ventos
Autor: Kristin Hannah
Editora: Bertrand Editora
Data de Inicio: 01 Março 2022
Data de Fim: 06 Março 2022
Leitura 11/2022
Com tanto que se vê pelas redes sociais acerca deste livro, a curiosidade e a expectativa estavam em altas, até porque não conhecia a autora, mas entretanto já comprei um dos livros mais conhecidos dela, O Rouxinol.
Os Quatro Ventos conta-nos a história de Elsa, que por ser feia e ter tido um problema de saúde na adolescência, nunca foi vista como potencial esposa de ninguém. No entanto, conhece Rafe e acaba por engravidar, vendo-se renegada pela sua família e forçada a transformar-se de menina da cidade em mulher do campo, oportunidade que agarra com unhas e dentes.
Elsa, não sendo bonita, é uma autêntica guerreira, uma mulher de força, de convicções, de trabalho, acima de tudo se resiliência, que faz tudo pela sobrevivência da sua família e aprendendo a amar a familia do marido e a terra que acolheu.
A vida nos campos do Texas é difícil e dura, mas quando vem a seca que dura anos, tornando os terrenos incultiváveis, as tempestades de areia que trazem a chamada pneumonia do pó, matando pessoas e animais, a sobrevivência é ainda mais difícil, levando Elsa Martinelli a deslocar-se para a Califórnia onde há a promessa de uma vida melhor.
É uma decisão difícil e adiada até ao último momento, devido ao desemprego, mas forçada pelo Dust Bowl. Contudo, a vida no Texas não é um mar de rosas, desde a forma como são vistos pelos habitantes locais, às condições deploráveis em que vivem, à fome, à exploração que sofrem nos campos de cultivo, à redução de salários e a fome.
Este é um dos meus livros favoritos, muito interessante, baseado em factos verídicos, com uma leitura fluída, leve, mas que nos prende, nos ensina e nos faz sentir as dores das personagens.
Sinopse
Texas, 1934. Milhões de pessoas enfrentam o desemprego e uma terrível seca assola o vasto território das Grandes Planícies dos Estados Unidos da América. Os agricultores lutam por manter e dar vida às suas terras e aos seus animais, mas as colheitas são escassas, a água é cada vez mais rara e tempestades de areia com vaga após vaga de pó ameaçam cobrir tudo debaixo do sol. Um dos períodos mais negros da Grande Depressão, eram os anos do Dust Bowl, quando uma faixa do território da América se transformou numa aterradora taça de pó - o retrato de Florence Owens Thompson e dois dos seus filhos haveria de ficar imortalizado na lente de Dorothea Lange numa fotografia, Migrant Mother, que hoje todos reconhecemos. É neste período incerto e terrível que Elsa Martinelli - como tantos dos seus conterrâneos - terá de proceder à mais angustiante das escolhas: ficar e lutar pelo que tem de seu, ou partir para Oeste, rumo à Califórnia, em busca de uma vida melhor para si e para a sua família. Tudo na sua propriedade está a morrer, incluindo o seu casamento; cada dia é uma batalha desesperada contra a mãe-natureza e uma luta para a sua sobrevivência e a dos seus filhos. Os Quatro Ventos é uma narrativa preciosa, um romance a que não falta nada, que dá vida e voz, de forma absolutamente extraordinária, à época da Grande Depressão e àqueles que por ela passaram - uma realidade demasiado cruel que dividiu os Estados Unidos e rasgou o sonho americano, criando uma trincheira entre aqueles para quem tudo não é suficiente e aqueles que nada têm de seu. Um testemunho de esperança, resistência, amor e da força do ser humano perante a adversidade.
#livros #bookstagram #bookstagramportugal #booksgram #gostodeler #booklover #books #bookstagrammer #bookstagrampt #booksofportugal #bookstagramportugal #bookaholic #bookaddiction #bookworm #readeverywhere #readeveryday #instabooks #instalivros #livros #livrosportugal #instareads
https://susanaentrelivros.wixsite.com/susanaentrelivros
Commentaires