top of page

Onde cantam os grilos, de Maria Isaac

susanaentrelivros

Atualizado: 24 de mar. de 2022

Onde cantam os grilos

Autor: Maria Isaac

Editora: Cultura

Data de Inicio: 02 Março 2022

Data de Fim: 10 Março 2022

Leitura 12/2022

 

Opinião

Decidi que em 2022 iria dar mais oportunidades a autores nacionais e tenho tido experiências literárias muito boas. Maria Isaac e o seu livro Onde cantam os grilos foi uma leitura que não desiludiu em nada.

É-nos contada a história da família Vaz e da Quinta do Lago, pela voz de Baltazar, mais conhecido por Formiga, um menino que foi abandonado nesta Quinta em bebé.

Ao longo da história, o Formiga vai-nos dando a conhecer os segredos desta família (nem sempre descobertos da forma mais correta), com a inocência de uma criança e vai-nos dando a sua perspectiva anos mais tarde quando regressa à Quinta.

É uma leitura muito boa, com personagens interessantes e cativantes, algumas enigmáticas, um enredo misterioso que nos prende até à última letra, uma escrita fluída e de fácil leitura.

Adorei as referências a diversos poemas ao longo de todo o livro.

Irei certamente ler mais livros desta autora.

E no fim, existe um capítulo extra no podcast PALAVRA da autora (disponível por exemplo no Spotify), que esclarece o aparecimento do Formiga na Herdade. E que é muito bom!





Sinopse

Ainda bebé, Formiga foi deixado num cesto nos degraus da casa da Herdade do Lago. O mistério da sua chegada é apenas mais um na longa história da herdade e das várias gerações dos Vaz, que a assombra de lendas e maldições: uma fonte inesgotável de mistérios fascinantes para a imaginação do rapazinho cabeça de vento. Deslumbrado pela vida da família que venera de forma atrapalhada, Formiga corre e trepa a árvores, encolhe-se, faz-se invisível, inventa um pouco de tudo para conseguir acompanhar conversas, descobrir mais um segredo. Mas o último segredo que ele descobre revela-se demasiado grande para a curiosidade bem-intencionada de uma criança, e um erro seu acaba por destruir o único mundo que conhece e pôr fim à sua infância. Mais de vinte anos depois, Formiga regressa à Herdade do Lago e escreve para um leitor invisível, relembrando tudo o que foi e que não deveria ter sido. Uma história doce contada pela voz de um adulto que fala pela criança que foi um dia.

 

https://susanaentrelivros.wixsite.com/susanaentrelivros




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


Post: Blog2_Post
bottom of page