O país dos outros
Autor: Leila Slimani
Editora: Alfaguara Portugal
Formato: Livro
Nº páginas: 344
ISBN: 9789897840043
Categoria: Romance
Data de Inicio: 1 Setembro 2021
Data de Fim: 21 Setembro 2021
Este livro acompanhou os meus almoços nas últimas semanas, mas hoje, visto estar quase quase a terminar e saber que tinha um tempo de espera após sair do trabalho, resolvi trazê-lo e consegui terminar mesmo a tempo.
Após terminar lido várias opiniões sobre este livro, tinha imensa curiosidade .
É um livro que nos fala de uma história de amor entre Amine e Mathilde que leva esta a mudar de país e a ter de se adaptar, na medida do possível a uma nova realidade cultural tão diferente daquela a que estava habituada, um lugar onde sempre será vista como estrangeira, um lugar que desvaloriza e não compreende as suas ideias e necessidades. Mas intrinsecamente, este livro mostra-nos como a sua cunhada Selma e a sua filha Aïcha se podem também sentir deslocadas num país que é o seu, seja por não se reverem na falta de liberdade, seja por serem melhores alunas.
De um modo geral, gostei bastante do livro e pretendo ler mais da autora, gostei da forma direta com que descreve a história e que nos mostra as contrariedades da vida deste casal e sua família, assim como a luta de Amine por tornar a quinta produtiva e rentável. A luta de Selma por conquistar uma liberdade que não é normal naquela altura, a de Aïcha por conquistar a aceitação das colegas de escola.
Um livro interessante e que nos faz pensar "E se fosse EU a estar naquele lugar e naquela situação? "
Sinopse Da aclamada autora franco marroquina Leïla Slimani, uma atmosférica e inquietante saga familiar que põe em relevo uma mulher enredada entre duas culturas, dividida entre a dedicação à família e o amor à liberdade com que cresceu. Em 1944, Mathilde, uma jovem alsaciana, apaixona-se por Amine, um oficial marroquino que combate no exército francês durante a Segunda Guerra Mundial. Terminada a guerra, o casal muda-se para Marrocos e instala-se perto de Meknés. Amine dedica-se a recuperar a quinta herdada do pai, tentando arrancar frutos de uma terra pedregosa e estéril. Enquanto isso, Mathilde começa a sentir o jugo dos costumes conservadores do novo país, tão sufocante quanto o seu clima. Nem a maternidade apaga a solidão que sente no campo, longe de tudo, num lugar que não é o seu e a verá sempre como estrangeira.
Segue-me nas redes sociais 👎
Instagram: @letrassemfim
Facebook: @letrassemfim
Goodreads: Susana | Letras Sem Fim
Links afiliados
#livros #bookstagram #bookstagramportugal #booksgram #gostodeler #booklover #bookaholic #bookaddiction #readeverywhere #readeveryday #instareads #letrassemfimblog
Visite-me em 👎👎https://smargaridaj.wixsite.com/letrassemfim e conheça a sinopse e a opinião completa acerca deste livro.
Comments