Título: Enquanto Salazar Dormia
Autor: Domingos Amaral
Editora: Bis
Formato: Livro
Nº páginas: 400
ISBN: 9789896600518
Categoria: Romance
Enquanto Salazar Dormia foi o primeiro livro que li de Domingos Amaral e gostei q.b. Tive a sensação de já o ter lido antes, mas penso que terá sido algo semelhante, pois toda a história se passa durante a Segunda Guerra Mundial e, gosto muito de livros que se passam durante épocas de Guerra. Até à data ainda não tive coragem de ler livros baseados em Campos de concentração, mas entretanto quero ver se consigo.
Este livro passa-se em 1941, em Lisboa, a cidade que acolhia inúmeras pessoas, desde reis, a milionários, actrizes, judeus, refugiados, espiões... Jack Gil Mascarenhas, um espião inglês, apaixonado por Lisboa, mas sobretudo pelas inúmeras mulheres com que se relacionou, conta as suas memórias alguns anos depois, quando regressa a Portugal para o casamento do seu neto com uma portuguesa.
É um livro de fácil leitura, cativante, envolvente e acima de tudo é um livro que nos ensina e nos faz refletir sobre a nossa possição no mundo, assim como é uma visão diferente da política de Salazar. Não gostei muito da forma como refere as façanhas sexuais de Jack Gil de forma demasiado frequente, na minha opinião.
Gostei muito do enquadramento histórico e da visão que proporciona de Salazar.
Sinopse Lisboa, 1941. Um oásis de tranquilidade numa Europa fustigada pelos horrores da II Guerra Mundial. Os refugiados chegam aos milhares e Lisboa enche-se de milionários e actrizes, judeus e espiões. Portugal torna-se palco de uma guerra secreta que Salazar permite, mas vigia à distância. Jack Gil Mascarenhas, um espião luso-britânico, tem por missão desmantelar as redes de espionagem nazis que actuavam por todo o país, do Estoril ao cabo de São Vicente, de Alfama à Ericeira. Estas são as suas memórias, contadas 50 anos mais tarde. Recorda os tempos que viveu numa Lisboa cheia de sol, de luz, de sombras e de amores. Jack Gil relembra as mulheres que amou; o sumptuoso ambiente que se vivia no Hotel Aviz, onde espiões se cruzavam com embaixadores e reis; os sinistros membros da polícia política de Salazar ou mesmo os taxistas da cidade. Um mundo secreto e oculto, onde as coisas aconteciam "enquanto Salazar dormia", como dizia ironicamente Michael, o grande amigo de Jack, também ele um espião do MI6. Num país dividido, os homens tornam-se mais duros e as mulheres mais disponíveis. Fervem intrigas e boatos, numa guerra suja e sofisticada, que transforma Portugal e os que aqui viveram nos anos 40.
Excertos "Nada, de repente, existia. A não ser Lisboa, cinquenta anos atrás. A minha Lisboa, onde amei tanto e tantas vezes. A minha Lisboa, das pensões e dos espiões, dos barcos ingleses e dos submarinos alemães; a Lisboa das ligas da Mary em cima de um lençol branco; a Lisboa dos cocktails no Aviz enquanto eu perseguia Alice; a Lisboa do penteado "à refugiada" da minha noiva, a Carminho; a Lisboa dessa menina linda, frágil e alemã, Anika, por quem arrisquei o pescoço; a Lisboa de Michael..."
#livros #bookstagram #bookstagramportugal #booksgram #gostodeler #booklover #bookaholic #bookaddiction #readeverywhere #readeveryday #instareads #letrassemfimblog
Comments