Título: A Biblioteca de Paris
Autor: Janet Skeslien Charles
Editora: SUMA
Formato: Livro
Nº páginas: 448
ISBN: 9789897843075
Categoria: Romance
Data de Inicio: 13 Outubro 2021
Data de Fim: 20 Outubro 2021
A Biblioteca de Paris é um romance histórico fabuloso.
Conta-nos a história de Lily e da sua vizinha Odile, bibliotecária na Biblioteca Americana em Paris por altura da II Guerra Mundial, passando-se em dois momentos e em dois locais (Paris 1939 e Montana 1983).
Este é um livro sobre resistência e a forma como a Biblioteca Americana em Paris não excluiu os leitores que eram obrigados a excluir, mas acima de tudo sobre amizade entre pessoas que partilham um gosto comum, o gosto pelos livros e pelas bibliotecas.
É um livro que mostra que os livros são um alimento para a alma "...os livros são o ar fresco inspirado para manter o coração a bater, para manter o cérebro a imaginar, para manter a esperança viva...".
Sendo um livro baseado em factos históricos, com fotos da bliblioteca e das pessoas que dão forma às personagens dos livros, torna-se ainda melhor.
Lily, com a doença e a morte da mãe apoia-se cada vez mais na vizinha Odile, uma vizinha fechada e que pouco dá a conhecer da sua vida. Contudo, com a aproximação das duas vamos conhecendo a vida de Odile, a resistência do pai quando consegue começar a trabalhar na BAP, o irmão que decide alistar-se, a depressão da mãe com o passar do tempo, a paixão por Paul, mas acima de tudo, a ocupação nazi. A obrigatoriedade de vedar o acesso apenas a alguns leitores, mas como é isso possível? Como limitar o acesso a ivros a alguém só porque é de outra religião ou cultura?
Esta é uma história envolvente, muito bem escrita, deliciosa. Não é um livro sobre campos de concentração, mas sim sobre a vida em Paris durante a ocupação.
Sinopse Paris, 1939. A jovem Odile Souchet tem tudo: um bonito namorado polícia e um emprego de sonho na Biblioteca Americana em Paris. No entanto, quando a guerra estoura e os nazis marcham sobre a cidade, Odile corre o risco de perder tudo o que é importante para ela, incluindo a sua amada biblioteca. Porque os livros contêm palavras proibidas e ideias que devem ser destruídas, sabe que, nos momentos difíceis, os templos da cultura estão em perigo. Odile não pode permitir que isso aconteça: ela deve salvar essas páginas, para que possam alimentar a mente de quem chegar depois. Com os seus companheiros, junta-se à Resistência com as melhores armas que possui: os livros. Coloca o centro à disposição dos judeus: expulsos das suas casas, sentem-se seguros entre os livros, e Odile defendê-los-á, custe o que custar. Contudo, quando a guerra, finalmente, termina, em vez da liberdade, Odile sente o gosto amargo de uma indescritível traição. Montana, 1983: Lily é uma adolescente solitária em busca de aventura. A sua velha vizinha solitária desperta-lhe o interesse. Conforme Lily vai sabendo mais sobre o passado misterioso da vizinha, descobre que partilham o amor pela linguagem, os mesmos anseios e o mesmo ciúme intenso, sem suspeitar que um obscuro segredo do passado as liga. Baseada na verdadeira saga dos heroicos bibliotecários da Biblioteca Americana em Paris durante a Segunda Guerra Mundial, esta é uma inesquecível história de amor, amizade, família e sobre o poder da literatura para nos unir. A Biblioteca de Paris mostra que o heroísmo extraordinário pode, por vezes, ser encontrado nos lugares mais silenciosos.
#livros #bookstagram #bookstagramportugal #booksgram #gostodeler #booklover #bookaholic #bookaddiction #readeverywhere #readeveryday #instareads #letrassemfimblog
Comentarios